COMO VAI O CORAÇÃO DA SUA EMPRESA? ALGUMAS DICAS PARA MANTER SUA GESTÃO FINANCEIRA SEMPRE FORTE E SAUDÁVEL

Se a gestão financeira é o principal órgão da sua empresa, o que fazer para mantê-la saudável? Confira o passo a passo e alguns cursos online gratuitos que podem te auxiliar nessa jornada.

gestao-financeira

Você já deve ter percebido que o assunto “finanças” nunca sai de pauta aqui do Portal Endeavor. Não é para menos: os desafios da gestão financeira costumam causar dores agudas em empreendedores no geral, não importando a etapa do negócio em que estiverem. Afinal, estamos falando do coração de uma empresa. E que, da mesma forma que esse aí batendo no seu peito, deve ser tratado com todo o cuidado possível.

A analogia, aliás, não é superficial, uma vez que finanças saudáveis são sinônimo de empresa saudável. Quando a gestão financeira funciona, a operação mantém bom ritmo, todas as áreas recebem suprimentos e os objetivos são atingidos; agora, quando vai mal, os negócios correm sério risco de tombar pelo caminho.

Então, para te ajudar a cuidar direitinho do principal órgão sua empresa, vamos compartilhar algumas dicas e ferramentas bem importantes. Sabe aqueles exercícios e a alimentação saudável que os médicos tanto recomendam? Então, é mais ou menos isso. Com a diferença que você nem precisa se levantar da cadeira para praticá-los.

Comecemos pelo início

Para quem está abrindo uma empresa, as finanças mais importantes são aquelas que a viabilizam. É o capital que tira o plano de negócios do papel. Essa questão já foi bastante abordada por aqui em artigos como este, sobre as melhores formas de investimento para cada tipo de empresa, ou este, sobre fundos de investimento. Se você está na fase startup e se encontra às voltas com números, são leituras indispensáveis.

Indispensável também é o curso Financiando seu sonho: a melhor forma de buscar recursos para seu negócio. Com ele, você vai descobrir formas de entrar na agenda dos investidores, de obter crédito com os bancos e de receber aporte de linhas de fomento governamentais. É conteúdo 100% online, gratuito e totalmente aplicável.

São aulas ministradas por um verdadeiro bambambã no assunto: o mentor Endeavor Marcelo Nakagawa. Após assisti-las, você será capaz de:

  • Identificar quais são as fontes de capital disponíveis (capital próprio, de familiares e amigos, linhas de crédito bancário, órgãos de fomento e capital de risco).
  • Entender como funciona o processo de investimento (preparação, apresentação, cálculo do valor da empresa, negociação, criação de valor e saída do investidor).
  • Descobrir outras fontes criativas e alternativas de obtenção de recursos financeiros.

Já passei por essa fase, mas ainda tenho problemas

Certo. Se você já viabilizou sua ideia e continua não entendendo patavina de finanças, não se aflija: isso é perfeitamente comum. Empreender é identificar e aproveitar oportunidades para ir em busca de um sonho grande. E isso não necessariamente significa ser faixa preta em planilhas de Excel.

Mas é bom entender de algumas atividades básicas do dia-a-dia. Saber controlar as entradas e saídas do seu caixa, bem como realizar projeções financeiras, por exemplo.

E é exatamente isso que ensina outro curso a distância,Finanças Básicas para Empreendedores.

Também aplicadas pelo especialista Marcelo Nakagawa, as vídeo-aulas vão te capacitar a usar conceitos de finanças e contabilidade para desenvolver um bom planejamento e controle financeiro do negócio.

Com duração aproximada de quatro horas, também é 100% online e, melhor de tudo, gratuito.

Depois de fazê-lo, você será capaz de:

  • Controlar as entradas e saídas de caixa da empresa com base nos principais conceitos sobre fluxo de caixa.
  • Fazer projeções financeiras para identificar os melhores investimentos e planejar estratégias de crescimento.
  • Identificar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo pela análise do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
  • Evitar os principais erros cometidos por empreendedores no planejamento financeiro.

Os dois cursos configuram uma ótima forma de você se iniciar no mundo das finanças corporativas. Agora, para aplicar o conhecimento adquirido, você pode recorrer a uma série de ferramentas online. São recursos fáceis de usar e às vezes até gratuitos, que te ajudam a assumir o controle financeiro enquanto não der para contratar toda uma equipe dedicada a isso.

São eles:

Conta Azul

Destinado a pequenas e médias empresas, o Conta Azul é um sucesso de crítica e público. A solução online oferece controle financeiro, controle de estoque integrado às vendas, integração bancária, emissão de notas fiscais, além de relatórios gerenciais.

QuickBooks Zero Paper

Essa ferramenta é mais indicada para profissionais autônomos e microempreendedores. Se é o seu caso, pode usar sem moderação. Com o QuickBooks Zero Paper, você terá as funções de contas a pagar e receber (fluxo de caixa), relatórios, alertas por e-mail e SMS sobre vencimentos, emissão de boletos, entre outros.

E na hora de receber…

Isso aí, vamos falar de coisa boa. Além das ferramentas controle, existem vários serviços que te ajudam com os recebíveis. São soluções que integram a possibilidade de receber pagamentos online – e alguns, até offline –, via boleto ou de forma parcelada.

A propósito, vale um estudo detalhado de prós e contras de cada uma dessas opções para o seu caso específico.

Eis algumas das ferramentas de pagamento mais utilizadas:

PayPal, gigante internacional;

Moip, ótima opção brasileira;

PagSeguro, provida pelo UOL;

Mercado Pago, provida pelo Mercado Livre;

Bcash, provida pelo Buscapé;

Mundi Pagg, a opção de muitos empreendedores;

Pagar.me, com ótima interface de integração;

Vindi, com ênfase em assinaturas;

ASAAS, como ênfase em boletos.

É isso. Agora que você tem a teoria e os meios de colocá-la em prática, hora de arregaçar as mangas e botar pra fazer – ou melhor, pra cuidar. Afinal, estamos falando da parte mais importante da sua gestão.

Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/gestao-financeira-cursos-gratuitos/

Deixe um comentário